A anodização é um processo anticorrosivo de tratamento da superfície do alumínio para fins arquitetônicos.
A anodização é um processo de proteção à corrosão da superfície do alumínio para fins arquitetônicos. A camada anódica possui baixa resistência ao contato direto de produto químicos alcalinos ou ácidos, devido a sua agressividade.
Para evitar danos na superfície dos perfis que possam comprometer seu acabamento final ou durabilidade normal, podemos tomar alguns cuidados especiais:
Durante a montagem das peças, evitar contato com cimento, massa de reboco, argamassa ou resíduos aquosos destes materiais, devendo as partes aparentes serem protegidas por fita adesiva ou aplicar nessas partes uma camada de vaselina sólida, posteriormente limpas.
Esponja macia e detergente neutro (não se deve usar esponjas ásperas ou palhas de aço, ferramentas, enfim, qualquer meio mecânico que possa gerar um atrito assim danificará o filme anódico).
Para as sujidades mais aderentes, pode ser utilizado um solvente orgânico, como thinner (mas atenção: se a peça foi colorida com o uso de corantes orgânicos é conveniente fazer um teste em uma área pequena, não aparente, para verificar se o corante é ou não resistente ao solvente).
Após a limpeza das superfícies, pode-se lustrá-las com vaselina ou silicone, evitando-se assim a fixação de poeiras.
Aluminatec Alumínio Ind. e Com. Ltda. EPP
Av. Presidente Wilson, 5.514/5.524 – Vila Independência
São Paulo – SP – CEP: 04220-001
© 2022 Alumitec | Desenvolvido por Prismatag